Marcadores:

Veja como a franquia Resident Evil envelheceu e se transformou

Além das três incríveis jornadas de ação que Resident Evil 6 (PS3, Xbox 360 e PCs) promete trazer esse ano, parece haver uma outra crônica sutil ocorrendo por trás de todas as outras: uma história de envelhecimento e o nascimento de uma nova geração.


Isso vem ficando aparente na divulgação dos trailers mais recente, onde reparamos como os protagonistas, Leon S. Kennedy e Chris Redfield, são retratados bem envelhecidos, apesar de terem apenas 35 e 40 anos, respectivamente. Não só isso, eles parecem lentamente dar espaço para o novo protagonista, Jake Muller.
Até hoje a série Resident Evil só teve dois protagonistas homens nos episódios principais, Leon e Chris, os quais se alternavam junto com alguma outra protagonista mulher, como Jill Valentine, Claire Redfield ou Rebecca Chambers. Isso significa que a Capcom não criava um novo protagonista homem desde Resident Evil 2 em 1998.


Jake Muller, o filho do antigo vilão Albert Wesker, aparenta trazer o nascimento de uma nova geração de protagonistas. Porém, introduzi-lo sozinho em Resident Evil 6 poderia causar grande rejeição dos fãs da série, utilizando assim o apoio dos já consolidados Leon e Chris para construir o novo personagem.

Talvez a cena onde isso fique mais aparente seja a do multiplayer crossover quando a campanha de Leon e sua parceira Helena Harper se entrelaça com a de Jake e Sherry Birkin. Neste momento, Leon age de maneira desconfiada, quase revelando instintos paternos em relação à Sherry, a menina que ele e Claire salvaram em Resident Evil 2.


Jake também demonstra um espírito protetor quanto à Sherry e passa um ar de confronto contra Leon. Porém, a cena é interrompida pelo ataque de um monstro (1:20). Durante esse ataque, Jake protege Sherry com seu próprio corpo, enquanto Leon tenta agir, mas é lento demais, como se estivesse sem reflexos - decorrentes da idade. Esse momento parece simbolizar a passagem da tocha de uma geração para a outra.

Sherry também dá a impressão que inicia uma nova geração do lado das mulheres, pois algo que muitos fãs já repararam, e até reclamaram, é a ausência de personagens femininas de outros capítulos. Onde estão Jill ou Claire? Mesmo que estejam em alguma parte do jogo, a Capcom não parece fazer questão de exibi-las.

Este ponto poderia talvez ser explicado por uma peculiaridade da cultura japonesa, retratada de certa forma no livro Obasan, da autora canadense de origem nipônica, Joy Kogawa. No Japão, há um certo culto extremo à juventude da mulher, o qual faz com que mesmo mulheres mais velhas busquem se portar como jovens colegiais.

Enquanto parece bastante aceitável para o público japonês ter um protagonista homem com 35 ou 40 anos, uma mulher solteira com mais de 30 anos começa a ser vista por eles como uma “obasan”, termo que significaria algo como “tia” em japonês, perdendo assim muito do seu apelo como personagem.


Provavelmente não há exemplo melhor disso do que Ada Wong, que era apresentada como uma femme fatale em Resident Evil 2 e Resident Evil 4, mas que no sexto capítulo está mais comportada. Além disso, acabou sendo retratada como vilã nos trailers, mesmo que alguma reviravolta na história venha a provar o contrário. No fim das contas, ela é apenas um ano mais velha que Leon.

Com a série seguindo uma linha do tempo próxima à nossa, realmente se torna inevitável o envelhecimento dos personagens e a entrada de novos protagonistas. Esse problema não é novo para a Capcom, que tem a mesma dificuldade em renovar o elenco de séries como Street Fighter.

Será que Jake Muller e Sherry Birkin poderão levar o legado de Resident Evil adiante? Quem serão os personagens de Resident Evil 7? O que acontecerá com o elenco atual em alguns anos? Muitos desafios e dilemas esperam por essa nova fase de uma das poucas franquias que conseguiu vencer o desgaste do tempo.

1 comentários:

  1. regiborg disse...:

    Sei não,acho que tudo precisa de renovação,mas tirar os personagens principais que deu origem a série,seria o mesmo que está assinando o certificado de óbtido do Resident evil,mas como foi dito,sinto falta de Jill Vanlentine e Claire Redfield na série.

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...